Provérbios 14:12(I Parte)
Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Introdução
Vivemos em um tempo em que o mundo nos oferece cada vez mais opções. Há tempos atrás se quiséssemos comprar um refrigerante teríamos umas 5 ou 6 marcas para escolher.Hoje são pelo menos umas 20 grandes marcas.
No que diz respeito à religião também não é diferente. Elas aumentam todo ano. São milhares ou milhões de crenças proclamando que são caminhos verdadeiros. No entanto, A Palavra de Deus nos revela que só existe uma Verdade e só um Caminho: Jesus Cristo. E se alguém não está Nele pode estar na religião ou filosofia de vida que for, não está no caminho da vida eterna, mas no caminho da desobediência,no caminho do pecado.Sobre caminhos que muitas vezes ao nossos olhos parece bom mas o fim é a morte é que trataremos nesta mensagem.
Antes de tratarmos de exemplos de caminhos enganosos, precisamos esclarecer 3 pontos sobre o assunto:
1.Esses caminhos são todos caminhos pecaminosos. Por isso,todos eles podem ser chamados de caminho do pecado.
2.Quem está neste caminho?A Bíblia nos mostra 3 tipos de pessoas: a) as que dizem em seu coração não há Deus (Sl 14 :1);b) as que adoram outros deuses,que na verdade não são deuses (Rm 1:22-23 e Êx 20:3-4);c) a que se dizem cristãs mas que não caminham com Cristo (Mt 7 : 21-23).
3.Quais as conseqüências de continuar andando por um caminho enganoso?O próprio texto diz: a morte.Dentro da palavra morte não está apenas a morte física,mas também está a espiritual.Segundo a Bíblia o pecador mesmo fisicamente vivo está morto espiritualmente (Ef 2:1).
Sabe o que isso significa? Significa que o pecador pode dizer “eu sinto felicidade em adulterar” ou “ o roubo me proporciona uma comida saborosa e uma cama confortável” e mesmo assim ele estará morto para Deus. Ele sente, come, anda, ri, mas está morto. Para Deus ele é uma criatura que rejeita o amor do criador. Ele não é considerado seu filho pois não nasceu de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:12 / “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:1-5
Vou explicar melhor: Se você nascesse de um leão seria um leão. Se nascesse de uma zebra seria uma zebra. Portanto, se você nasceu de Adão que é símbolo da queda humana ainda é pecador. Contudo, se você já nasceu do segundo Adão que o livro de Hebreus mostra que é Cristo, você é filho de Deus e a morte não tem poder sobre tua vida pois Cristo é vida e vida com abundancia.
II - Exemplos
Os caminhos das pessoas que dizem em seus corações “não há Deus” são com certeza caminhos para a morte por Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e como alguém vai viver sem vida, é totalmente incoerente dizer que Deus não existe. Tanto é que os cientistas tanto tentam provar e não conseguem por não procurarem no lugar certo “NA BÍBLIA”. Deus nos fez a Sua imagem e semelhança “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26-27, e disse Paulo em outra ocasião “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,” Efésios 4:11 e tem ainda “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:7-11
Aqui fala sobre as diferentes formas de dons e como são distribuídos e o interessante é que dentre elas está “A PALAVRA DA CIÊNCIA” o que nos diz que Deus é cientista, lembra que somos imagem e semelhança d´Ele? Logo não podemos ter cientistas sem que tenha saído do Cientista dos cientistas, bem como ter médicos sem o Médico dos médicos ou ter reis sem o Rei dos reis, etc.
É fato comprovado que quando morremos viramos pó, e esse pó tem as mesmas características da terra, alias os seres humanos tem as mesmas características da terra “constituído essencialmente por matéria mineral e orgânica (fração sólida), água (fração líquida) e ar (fração gasosa) o solo é, por este motivo, considerado um sistema trifásico. As proporções de cada constituinte variam, principalmente, de acordo com a natureza destes. Sem falar que a teoria de evolução de Darwin já é questionada e perde seu sentido. E isso porquê? Simples, porque não é verdade.
Por isso digo procure a verdade (JESUS) no lugar certo (NA BÍBLIA) até para tentar desmascará-la. É um desafio que faço ao leitor.
Os caminhos que professam outros deuses, por sua vez, estão tão enganados e com olhos vendados que não conseguem ver o fim dessa estrada, alguns acham que estão no caminho do bem, outros não porém tem certeza de que suas convicções e escolhas são as melhores eu poderiam querer. Estão sem a luz da palavra de Deus, “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105, porque não conhecem a verdade, “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32
Quem é mesmo a verdade? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Jesus não veio para outra coisa senão restaurar nossa comunhão com Deus e entregar a salvação para sermos felizes ao seu lado e não existe outro meio nem tão pouco outra verdade Deus odeia a idolatria, Ele próprio disse: Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:3-6
Sei que muitos em suas convicções vão me chamar de beata, isso me deixa triste quando lembro de Noé que era taxado por louco. Aquela cidade estava tão cega que não viu o poder de Deus nem quando os animais entraram na arca, e assim estão nossas cidades hoje vendo e fazendo notícias sobre o que esta escrito a mais de 2 mil anos (terremotos, maremotos, fome, misérias, doenças incuráveis,etc) e não percebem que estamos no princípio das dores. E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Marcos 13:3-8
Mas não tenha medo lembre-se de Jesus:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. João 3:16-21
E dentro do grupo que pensa estar no caminhão cristão mas não está?
Um caminho que aos olhos de muitos cristãos parece bom mas o seu fim é a morte é o CAMINHO DA RELIGIOSIDADE OU DA FALSA ESPIRITUALIDADE.
Esse caminho é terrível, pois é marcado pela competição, desunião e hipocrisia. Infelizmente algumas pessoas estão querendo este caminho.
Podemos ser religiosos de varias maneiras. Podemos ser apegados a costumes humanos e dizer: “se a irmã não tiver o cabelo até os pés não é salva” ou “se não passar pelo objeto ungido não recebo a benção”.
No entanto, o pior tipo de religiosidade não é o que se apega aos costumes humanos, mas o que se apega a “espiritualidade”, ou melhor, o que se apega a “manifestações de suposta espiritualidade”. Pessoas que são religiosas desse estilo comportam-se como os cristãos que Paulo descreve em Coríntios. São fervorosos, mas não são verdadeiramente espirituais.
Hoje não é diferente. Existem crentes que pensam que avançam níveis de espiritualidade conforme manifestam os seus dons. A irmã dança, fala em línguas e outra rodopia e pensa: “eu sou espiritual”. Como diria Caíque no “Jardim do Inimigo” manto, manto, manto; tô cheia...
Errado. Isto não prova nada. Absolutamente NADA.
Os dons e o falar em línguas são manifestações do Espírito Santo, mas uma pessoa falando língua estranha não é prova de que ela esta verdadeiramente cheia do poder de Deus.
Muitos hoje procuram cada vez mais ter espiritualidade e querem coisas cada vez mais diferentes e não percebem que espiritualidade é algo simples. Quer ter mais espiritualidade? Perdoe seu marido, sua mulher ou seu vizinho. Quer ter mais espiritualidade? Ame mais.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:1-13
Temos muitas pessoas equivocadas sobre a principal obra do Espírito Santo. Há pessoas que “rodopiam no poder” e falam em “línguas estranhas”, mas que não tem os frutos do Espírito. Gálatas 5 :22-23 diz : “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.
”Também não vou ser hipócrita de dizer que tenho todas as partes desse fruto o tempo todo e tão pouco dizer que nunca tive nenhuma delas, as vezes tenho e as vezes me pego sem amor nenhum. Faço minha as palavras do apostolo Paulo: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:12-14
A diferença é que quando nos pegamos sem o fruto do Espírito devemos voltar atrás em nossas decisões, pedir perdão e perdoar também para que Deus entre com sua justiça infalível.
Eu não falo de boas obras. Estas são frutos da carne e servem para nos vangloriarmos. É o caso da pessoa que contribui com uma ONG para dizer para sociedade e para sua alma: eu sou justo. O fruto do Espírito que acabei de mencionar não vem de nós mesmo, mas é conseqüência do novo nascimento pela fé em Cristo Jesus e servem para glorificação do nome de Deus.
Eu também não sou contra você sentir tremendamente o poder de Deus. Mas aquele que acha que por que rodopia e da três saltinhos ele ou sua denominação são os “perfeitinhos” estão cometendo os frutos da carne. Gálatas 5: 19-21 diz: “As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”E Gálatas 5: 26 completa: “Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros."
Por causa dessa busca por religiosidade ou falsa espiritualidade é que temos enfrentado tantos falsos avivamentos.
O verdadeiro avivamento não é você vir a Igreja cair e ficar meia hora rindo. Os grandes avivamentos da história não fizeram os crentes e nem o Espírito Santo de tolo, mas foram marcados por choros e gritos de arrependimento. As pessoas gritavam sim, mas não era pra imitar leão ou águia. Elas gritavam pedindo a Deus perdão de seus pecados, pois tomavam conhecimento do grande erro que estavam fazendo. Elas agradeciam a Deus pelo seu amor e não faziam Dele um simples amuleto da sorte para obter seus desejos.
O Avivamento verdadeiro é guiarmos nossa vida pela fé na Palavra de Deus. A Bíblia diz que o Espírito Santo veio para nos convencer dos nossos pecados e da Justiça de Deus. Esta é sua principal obra.
O caminho da religiosidade pode parecer bom, mas o seu fim é o caminho da morte.