Tendo sabedoria nos relacionamentos
Pv. 14 e 15
1) Relacionamento conjugal. Pv. 14.1 e 15.1,13
Para ter sabedoria no lar muitas vezes é preciso ficar em silencio e outras falar, mas buscando palavras brandas, porém uma coisa é essencial, lembrar que o relacionamento é a dois, o terceiro já mora em nós e não devemos deixar que outros interfiram, principalmente tomando decisões por vocês.
Seja atencioso um com seu cônjuge, muitas vezes uma atitude fala mais que palavras, e quando você tem atenção com o outro, não só vai saber se seu coração está alegre ou triste como também vai reconhecer o esforço do outro para lhe agradar. E como você está retribuindo?
2) Relacionamento com os filhos. Pv. 15.5, 20
Que pai ou mãe quer ver o filho prejudicado? A resposta é obvia, mas na prática parece que os filhos se recusam a aceitar, a acreditar, ou até mesmo fazem questão de esquecer os conselhos e ensinamentos de seus pais. Por que é tão difícil seguir suas orientações, se são eles, nessa terra, que mais os amam? Por vaidade, e logo tem suas recompensas. E elas não são boas. ISSO NÃO É SABEDORIA.
3) Relacionamento com os pais. Pv. 14.26 15.23
Quantas vezes pais enfrentam situações difíceis com filhos desobedientes por falta de sabedoria. Se esquecem que na palavra de Deus encontraram toda orientação necessária para instruir com segurança e contornar qualquer situação desagradável. É preciso saber falar para não haver discórdias ou discussões entre pais e filhos. Como lemos: como é boa a palavra certa na hora certa! E para que isso seja feito com eficácia os pais precisam então conhecer a BÍBLIA.
4) Relacionamento com Deus. Pv. 14.12, 27 15.33
Deus abomina o pecado. Isso é fato que todos conhecemos bem, mas o pecado é atrativo aos olhos, e nos leva para a morte. Deus nos ama tanto, que nos avisa sobre os perigos desses caminhos, e quando esses avisos não são observados vai haver lamento por parte do que não atentou para o conselho do Senhor. Geralmente eles vêem dos pais, pastores e até mesmo de um líder. “Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio”. 15.32
E lembre-se que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, e é também “uma fonte de vida e ajuda a evitar as armadilhas da morte.”
Então seja humilde, aceite a correção, seja sábio.
Tarefas: Ler provérbios 16 e 17 para próximo estudo e, ler e relatar por escrito marcos 8, escolher um versículo de marcos 8 para decorar. Orar 1 hora e 1 jejum em prol da igreja.
OSEIAS 4.6
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Mc 08
ResponderExcluirJesus alimenta outra multidão e seus discípulos ainda não compreendem. Ele alerta seus seguidores para tomarem cuidado com o fermento dos fariseus, ou seja, com os dardos inflamados dos fariseus, porém eles pensaram que Jesus estava ainda falando sobre pão. É incrível que por mais que Jesus falasse, ensinasse e demonstrasse milagres e maravilhas, eles não podiam entender por que procuravam explicações com suas próprias razões (mente humana) e quando Jesus pergunta sobre quem Ele é vem a revelação: “Tu és o Messias”. Pedro deixou o Espírito usá-lo, mas quando Jesus começa a falar de sua morte também deixa ser usado por satanás, e isso foi em minutos, imagine agora, se Pedro que andava com Jesus lado a lado se deixou ser usado por satanás logo após ser usado pelo Espírito imaginemos nós. Não podemos dar passos em falso, porém se dermos, temos um advogado 24h por dia Jesus, confie nEle.