Um dos assuntos mais importantes para a maioria da população é a questão do emprego. Outro dia o Mais Você mostrou que o desemprego atinge cerca de 7% da população chamada economicamente ativa, adulta, até 60 anos. Isso significa cerca de 8 milhões de pessoas sem emprego fixo. Mas as notícias agora são boas: este mês começam as contratações para o trabalho temporário para o Natal.
Hoje no país, a média mensal de pessoas empregadas de forma temporári é de 900 mil. Para este fim de ano, as expectativas são ainda melhores, com mais vagas abertas. E você sabia que tem gente que gosta tanto de ser funcionário temporário que não quer ter emprego fixo? O Mais Você mostrou a história da Priscila Boni, que adora ser temporária justamente porque o emprego que ela escolheu não tem nada de fixo, ela trabalha em navios de turismo.
Pra dar dicas e explicar o que é o trabalho temporário, como conseguir um e os direitos do trabalhador, Ana Maria Braga conversou com Renato Grimberg especialista em mercado de trabalho. Ele explica que para conseguir um emprego é preciso investir na qualificação.
"O inglês, por exemplo, é muito importante, você pode perder uma vaga por causa disso”. Mas o especialista garante que a principal diferença para conquistar uma vaga é uma qualidade pessoal e não técnica. “O maior diferencial é o comprometimento, é você olhar pra pessoa e ver nela a vontade de fazer aquilo, a paixão pelo que faz. Tendo isso a empresa investe em você”, explica.
A lei diz que o trabalhador temporário tem os seguintes direitos:
1) Salário equivalente a de um trabalhador contratado.
2) Período de trabalho de 8 horas diárias com direito ao pagamento de hora extra com acréscimo de 20%
3) Adicional por trabalho noturno
4) Repouso semanal remunerado
5) 13º salário proporcional
6) Férias proporcionais, em caso de dispensa sem justa causa ou término normal do contrato de trabalho temporário
7) Proteção previdenciária
8) Seguro de acidentes de trabalho
9) Vale-transporte e contrato de até 90 dias, renovável por mais 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário